quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Los Dominicos" um povoado para se conhecer

E aqui vamos nós...
Acrescentando à mochila, gel com alcool, lenços de papel, óculos de sol, descongestionante nasal, desço para o metrô e sigo para a última estação dessa linha, a vermelha em Los Dominicos.

Um pueblo, que vem de tempos atrás, o terreno como na maioria dos terrenos para igrejas e conventos, foi por doação de particulares e de ano para ano e nesse caso de século psra século o patrimonio cresceu, cresceu....com isso além da Igreja e do Convento, temos a área para o Centro Artesanal de Los Dominicos.
Fica no bairro de Las Condes,  fácil acesso e bem monitorado pela segurança da cidade, que depois merece um capítulo à parte! A saída do metro Los Dominicos é no Parque que dá acesso ao Centro Artesanal, em dias de sol é uma coisa, o céu azul, a cordilheira:

Há além dessa beleza, um ar rústico, que nos lembra um pouco, só um pouco, o Embú das Artes,  menos elaborado e mais acolhedor, o frio aqui é bem mais forte, pois estamos aos pés da Cordilheira, e sua aura polar no nosso encalço, o bom é que depois de andar ali dentro a gente tem acesso a uns Cafés com tudo pelando de caliente... chá e chocolate, seguido de alfajores (Panchito) ou media lunas (croissants) para ajudar a esquentar.  Existem alguns gatos no pedaço, são afáveis e bem cuidados. É algo coletivo na cidade, cães e gatos são aparentemente cuidados por todos. É comum ver porções de ração, ou pote com água nas ruas e na parte central da cidade um papelão limpo por bichos estarem em cima, curioso!!
Outro detalhe, nos parques que andei:
Um suporte com saquinhos plásticos biodegradáveis!! para colocar o pupu dos dogs, cidade que desenvolve cidadania é outra coisa. Se tiver que morar aqui acho que me adaptarei fácil. Mas continuando sobre o Pueblito:
é como um pequeno povoado, com mini lojas e cafés, rústicos, mas temos de tudo de jóias a móveis, passando por máscaras, couro, madeira entalhada, pintura em telas, composição com frutas, bordados, lã, alpaca, luvas, chapéus, bolsas, echarpes, xales, meias, uma infinidade de produtos e muito cobre, que é o forte deles para pequenas peças, assim como pedras, em especial o Lápis Lazuli.
Recomendo a vinda, reserve pelo menos 2 horas, para quem gosta de curtir e olhar tudo com profundidade, um pouco mais de tempo.

Um achado.
Para quem tiver tempo vale ver o trabalho dos artistas, quando abre o mapa há um quadradinho que pulsa tem algo a mais, vale ver.
De lá segui pela avenida que rodeia o parque, parando obviamente pra contemplar por uns instantes a beleza que toca o céu:



Cruzo este parque caminhando e ando aproximadamente uns 12 quarteirões até o Shopping Alto de las Condes, mais sofisticado, uma boa opção para compras em geral, tem um aloja chamada Casas y Ideas... ai que perdição!! Segue link:  http://www.casaideas.com/cl/index.html uma fofurinha de lugar pra comprar presentes e coisinhas, a parte infantil é uma coisa !! O dia frio foi preenchido por descobertas, novos caminhos e outras tantas possibilidades, já estou com saudades dessa Terra.

De Chile, Elaine

2 comentários:

Adélia Nicolete disse...

Hummm... esse post parece de guia turistico! Deu vontade de conhecer o lugar. E com todas essas dicas, nao seria dificil! Lindas fotos tambem, Lan!

Elaine P Bombicini disse...

obrigado Adélia!
assim versatilizo as formas da escrita também...heheh vamos??