quinta-feira, 7 de junho de 2012

Parque Rodo - Uruguay


Neste Parque costuma haver uma grande feira de roupas e artigos made in qualquer lugar, misturando um pouco de artesanato, comidas locais e pipoca.
Caminha-se  muito e se for até ao final dele encontramos La Rumbla e a orla do rio. Nesses caminhos vimos de tudo, uma super exposição fotográfica, um castelo com teatro infantil e área de ludicidade, uma enormidade de plantas e árvores, uma abundância de verde e vida por toda parte apesar do friozinho local.
No meio do caminho silencioso e perto do lago, paramos para observar este cãozinho... outro Black, silencioso, observador, ficou assim muito tempo, esperava o dono e ali aguardava. Quando o dono chegou ergueu-se e saiu caminhando ao lado. Essa espera pacífica foi como um estalo. A santa da Paciência é algo que muitos cães possuem e muitas pessoas não. É preciso aprender com eles. É preciso saber que é possível esperar sem nenhum outro pensamento na mente. Pacifica e tranquilamente. Isso foi tão bom.
Olhei pra mim, olhei pro Ricardo e ao nosso entorno, foi claro, a nossa cumplicidade de estar, tem conexão com a cumplicidade de ser e para isso desenvolvemos a tal da paciência... de tempos em tempos algo assim acontece e tocamos no assunto, é algo para poucos, assim penso! Novamente um cão (um mensageiro) nos trouxe a possilibilidade de reflexão.






De Montevidéo, para o mundo, Elaine

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uruguay: Montevidéo

Quantas surpresas!!
Chegamos em Montevidéo à noite. Fria e acolhedora. Nos aguardava um quarto agradabilíssimo no hotel, aquecido e iluminado, quase uma ternura. Após um banho quentinho, jantamos no próprio hotel e descobrimos a cerveja "Pátrícia", saborosa e encorpada na medida.

No hotel haviam muitos brasileiros, o que nem sempre a meu ver é agradável, temos, nestes períodos de viagem visto muita coisa e o mau comportamento de alguns de nossos compatriotas é constrangedor. (Não sei se é por falta do hábito de viajar, ou simplesmente por não terem real educação. Mas isso daria um tratado e não é esse objetivo do blog). Mas nesse caso, eram pessoas cordatas e estavam ali devido à feira de criação de cavalos criollos, um nível interessante de pessoas. Essa feira movimenta muito dinheiro, e os exemplares são belíssimos! Vi na tele, uma reportagem à respeito, incríveis animais de quatro patas!!
Dia seguinte seguiríamos cedo para conhecer a cidade num City tour de 3 horas, o que nos economizou muito tempo e algo de caminhada, o que deu tempo de sobra para passear nos lugares que realmente queríamos aprofundar. O centro da cidade é muito bonito e cuidado, existem prédios inacreditáveis por sua estrutura arquitetônica muito antiga e resitentes ao tempo, são antigos.

La Rambla, toda orla é imensa o Rio é enorme. O vento nesse dia estava vigoroso... tudo aqui estava em movimento!
 
Seguimos em passeio, Plaza de la Armada, parte residencial em primeira linha, shopping Punta Carretas, supermercado (sim, sempre visito a um super mercado para ver quais as opções e o que é oferecido para a população e se caso vier a morar no local um dia... nunca se sabe!!) e depois seguimos para um mega  almoço no Mercado del Puerto (La Cabaña de Verônica comentada por um taxista foi nossa escolha: IMPECÁVEL!! servem como aperitivo um vinhozinho delicioso chamado "médioamédio" champagne e vinho branco, até que seu almoço fique pronto excelente!!). Na parte externa encontrei a feira de artes: e um artista simpaticíssimo aquarelando, acabei comprando algumas aquarelas para presentear! Chama-se Alvaro Manuel Saralegui Rosé - para quem quiser saber um pouco mais acesse: http://www.youtube.com/watch?v=IP695-8qkEo simplesmente maravilhoso!! Uma pessoa simples e disponível, conversamos um pouco e fiquei encantada com o trabalho dele, sem esforço nenhum, pintava o tempo todo, segue o site: http://www.saraleguiacuarelas.com/


No super mercado uma guloseima:
Ricarditos: quase um "Dan top"!
E seguimos à pé por toda a parte central da cidade, ali tivemos aos nossos pés o magnífico Teatro Sólis, com um pessoal educadíssimo pronto para orientar a visita, com uma boa vontade incrível, ali vimos uma pequena exposição para crianças: "Onde vivem os duendes" com figurinos e jogos para a infância. Muito bacana, o espaço é lindo e muito bem cuidado. Tanto quanto o Colón na Argentina, mas aqui, o pessoal de apoio é mais simpático. Lá nos passam uma certa arrogância! O lugar é imenso:


O centro da cidade nos permitiu centenas de fotos, a descoberta do Museu de Torres García no centro da cidade quase me colapsou! Imagina, eu andando e dando de cara com o ícone do museu. Uma alegria sem precedentes! Coisas da conspiração do caos e harmonia. Tudo nesta viagem, transcorreu com muitos momentos assim, quando não se espera nada e se ganha tudo!!


Torres García, artista plástico Uruguayo, se tornou um de meus queridos, justamente porque como eu gosta de organizar o mundo e isso aparece em suas obras! O Museu é simples, num antigo prédio, mas bem cuidado e suas obras muito bem conservadas!
Assistimos um excelente video biográfico, completando nosso dia entre história, arquitetura, comércio e arte!  Aproveitamos muito esse dia, ainda tivemos tempo para fotografar a praça central e a tal "Portada". Passamos na praça da Igreja central, vimos mosaicos pela rua, alguns grafites, vimos pessoas e nos sentimos seguros. Aliás ouvi algo de uma brasileira em uma loja de esquina, muito interessante: "é muito triste eu ter que sair do meu país para, apesar de tudo, me sentir segura!" só posso concordar. Em nossas viagens sempre cuidamos muito da questão segurança, e aqui nesse lugar em especial nos sentimos tranquilos caminhando pela cidade, apesar de sabermos que em alguns lugares como em todo lugar há problemas, mas mesmo assim, ninguém saiu com um caixa automático embaixo do braço sob o olhar das autoridades boquiabertas... Enfim, fica a observação! Para quem quiser vir e conhecer, Uruguay é uma cidade simpática. Resultado: 1140 fotos delas vamos filtrar os 10% e montaremos um álbum! (tem tanta coisa mais pra contar...)
De Montevidéo para o mundo, Elaine