segunda-feira, 19 de julho de 2010

"La Chascona" de Neruda


("La Chascona" - por Elaine)




A segunda casa de Pablo Neruda em Santiago, nascido em 12 de julho de 1904, como Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, o grande poeta construia as casa como se fossem para jogar, como um brinquedo para crianças, e todas deveriam ter a ligação profunda com o mar, seja em sua arquitetura, como sua localização ou ainda em seu milhares de detalhes. Essa casa foi restaurada por Matilde sua segunda esposa, após a serie de danos causada pela invasão dos militares. A casa fala, tem segredos e delícias que a poesia narra aos olhos e ouvidos atentos. Quase se pode tocar em sua aura. Tudo está tao bem cuidado.
Há obras de muitos artistas inclusive brasileiros. Há fotos dele com Vinícius de Moraes e Jorge Amado, no Rio e na Bahia.
Algo que nos preenche a alma, pelo Respeito à  sua obra! à sua memória, emociona!

A fundação Pablo Neruda se encarrega de cuidar desse patrimonio, carinhosamente. Todas as perguntas foram respondidas de imediato, pelo nosso Guia Mario. Demonstrando esse carinho ao vivo, o seu prazer em narrar detalhes era percebido pelo brilho no olhar e nas pausas cuidadas para nos impressionar com sua fala mansa. Uma alegria esse dia.

Para mais acesse:  www.fundacionneruda.org 


De Chile, Elaine

Nenhum comentário: