quarta-feira, 16 de março de 2011

Argentina - Salta - Humahuaca - Uquía



(Carnaval en la Quebrada de Humahuaca)


À 200kms de Salta na Argentina, encontrei no Carnaval uma cidadezinha curiosa. Humahuaca, passeio concorrido devido as belezas naturais e as montanhas "de las siete colores", na constituição da natureza alguns elementos da natureza, como cobre e enxofre, fazem com que partes das montanhas:


("La paleta de Diós" com as sete cores)

apresentem até 07 tons diferentes para celebrar a natureza. Humahuaca fica um pouco depois disso, tem um pueblito curioso, vivem de turismo e artesanato. Hà um sub distrito chamado Uquiá que tem uma igreja curiosa, que conto depois.
Chegamos para passar uma parte do dia e já percebemos que o carnaval aqui é a ida ao Hades mesmo. Com força católica, as cidades nesse dia tem seus cidadãos amalucados pela bebida e a tal "liberdade" concedida pela figura mítica do  "el diablito", na foto acima estão vestidos como manda a tradição, usam máscaras e jogam espuma e talco em todo mundo (escapamos ilesos por sermos turistas), seguem um corso (cortejo atrás de uma bandinha), pulam, gritam e se perseguem. Bebem muito, e segundo alguns é a festa dos nove, nove dias de farra, nove de ressaca e nove meses depois um aumento significativo de nascimentos... Mas não pudemos comprovar essa verdade!
(tradicional prato com baixíssimo colesterol,
"milanesa de Lhama")




Aproveitamos para almoçar seguindo a indicação dos guias e o prato escolhido foi o tradicional "milanesa de Lhama".  Seguimos viagem e a cada nova paisagem, mais a paisagem encantava. Um mundo de surpresas na beleza, no comportamento humano, na limpeza ou não das cidades e toda uma gama de infinitos olhares.

O bom de viajar, mesmo assim, um pouco corrido é que nosso olhar se desapega das certezas e percebemos que o mundo é muito maior que nosso umbigo e ele é surpreendente!

De Buenos Aires, Elaine

5 comentários:

VILMA ORZARI PIVA disse...

Elaine, ver de perto os costumes, tradições de um povo junto das belas paisagens que tão bem você descreve só nos acrescenta maravilhas !!
Delicia de viagem!!

Beijos,
Vilma

Marli Franco disse...

Elaine

Querida Poeta vim viajar com você neste teu espaço precioso e requintado.
Deu água na boca o prato "milanesa de Lhama" pelos deuses que coisa boa.
Que bela viagem, voltarei !
um beijo de violetas e meu carinho

Adélia Nicolete disse...

Hummm... Belezas para os olhos, musica para os ouvidos, delicias para a boca. Passeio completo.
Que coisa linda esse lugar. Preciosa essa postagem.
Obrigada, querida!

Elaine P Bombicini disse...

Vilma querida!! foi uma delícia de passeio! Corrido verdade, mas muito enriquecedor. E para completar, compartilho, senão não tem graça...rs!
Venha sempre que aos poucos vou colocando todo contexto em fotos e textos...aos poucos.
Um beijo enorme e todo carinho,Elaine

Elaine P Bombicini disse...

Marli, to parecendo a National Geografica: "vamos mais longe para voce ver mais perto" ou algo assim...rs
Qie bom que gostou, curtiu e comentou!
Essa é a maoir alegria para im!
Um beijo carinhoso, Elaine.