quinta-feira, 15 de julho de 2010

descobrindo Santiago

(Catedral Chilena - por Elaine)

Falo como quem caminhou uma vida, passei pela Catedral metropolitana do Chile, ubicada na plaza de las armas...bonita praça, jogos de xadrez (há um clube de ajedrez, formado por pessoas em geral da terceira idade, mas muito ativas) fiquei horas por ali vendo os jogos, quase entrei para jogar, mas vai ficar pra próxima vez, há gente tranquila que gosta de olhar, um sol quentinho que te aquece a alma pois o corpo gelado, nem sempre vai no ritmo da temperatura.
Frio, hoje começamos com um grau e subimos até os míseros 11 graus, mas já deu pra aquecer a alma ...a cidade é terna com seus passageiros. Além da sintonia com a Catedral, um ar silencioso gerou uma meditação espontanea, não sei se foi a aura do lugar ou o aroma do incenso de mirra... uma mudança de vibração concreta. Subi uns dois dedos e queimei uns dois carmas...rs, mas a paz veio profunda. Dentro da Igreja o altar ao Consagrado e Sacro Coração de Jesus, era puro dourado, me sentei e a sensação de Paz me invadiu, quase chorei, mas não quis dar vexame, mas o momento foi totalmente lírico, eu comigo e a terra que não é minha, mas que já me apaixona, as pessoas me olham, não sou daqui, mas assumo já minha adaptabilidade seja ao que for, o Chile me remexe a alma e volteia o coração. Creio que vou me adaptar a essas ondas de paz com facilidade.
De longe olho um rapaz que ficou por pelo menos o mesmo tempo que eu estive na Catedral, de joelhos com um terço de madeira nas mãos numa oração longa e muito intensa. Senti a fé brotando. Emociona ver a fé das pessoas se concretizando. Saí de lá melhor do que entrei.
Bendito cheiro de incenso, mirra leve e olorosa! Deu saudades das aulas de Yoga, das pessoas que tenho verdadeiro afeto, do chá da tarde da tia Angelina, de uns bate papos com amigos que já partiram.
Momentos day confort, invadem minha mente e chegando ao hotel depois desse frio atormentador e de caminhar quilometros, a banheira fervente me espera. Deitada, ouvindo um bom jazz, relembro o dia...


De Chile, Elaine

2 comentários:

Adélia Nicolete disse...

Ai... deu uma saudadinha do Chile.
Aí perto da catedral tem um museu, se me lembro bem, de antropologia. Coisa boa, menina... De um pulo la, se puder.

Elaine P Bombicini disse...

Oi Adelia,
olha, alguns museus estão fechados devido aos estragos do último terremoto!
Uma perda sem duvida...mas haverá tempo!