sexta-feira, 4 de março de 2011

mundo bonito, luxo necessário


(Detalhe do Mosaico no Teatro Colón - Argentina)

Adentrei nesse espaço, quase vinte anos depois de minha primeira estada na Argentina. Todas as outras vezes que estive aqui, não pude conhecer o grande colosso, ora por estar fechado para visitação, ora porque não era o dia, ora porque estava fechado pelo seu restauro. Finalmente cheia de emoção nesse dia 02 de março, consegui casualmente chegar exatos 5 minutos antes da visita guiada para o dia. Emocionada por ter tido uma grande amiga Rosa Buk, poetisa argentina que ali trabalhou e que sempre me comentava sobre a beleza desse espaço. Em 2008 quando aqui estive, Rosa já havia falecido. Não pude conhecê-la pessoalmente, pois eramos amigas virtuais. Mas nesse dia, rendi homenagem a essa querida amiga, visitando esse espaço que ela valorizava.

Comprei meu ingresso e aguardei. Flávia Conde, a responsável pelo educativo do espaço, nos acompanhou muito solícita e quase amorosamente ao grupo, éramos mais ou menos 20 pessoas e nos conduziu por uma hora e tantinho, por salões, corredores, balcões, palco e platéia deste espaço inesquecível. Não só pela sua arquitetura, que impressiona, mas em especial pela sua importância dentro e para a Arte (musica e teatro). Tudo se iniciou por conta das grandes óperas  e caminhou historicamente com toda pompa e circunstância em várias facetas da história desse país aguerrido.

Foram investidos cem milhoes de dólares na Re Valorização do Teatro, desde 2006, esse objeto de nossa atenção passou por um processo de Revalorização, não um simples restauro. Valorização!!

Esse é um ponto que podemos, nós brasileiros, aprender com os porteños. Quando se trata de valorizar a arquitetura, arte e patrimônio, são bem dedicados. Valeu os US$15.- pagos para visitar por uma hora esses domínios, antes reservados à elite que se espelhava no mundo europeu no século passado.

Não tem como não se encantar com a aura do mundo daquela época, entrar em contato com essa aura, imaginar que a maioria das pessoas que por ali passaram, já não existe mais concretamente, dá uma certa emoção. Mesmo porque em sã consciencia, nenhum arquiteto atual pensaria algo tão grandioso, dadas as novas leis, regras, utilização de materiais não inflamáveis, escadas, elevadores adaptados para necessidades especiais, brigada de incendio, cortinas que não queimam.

Enfim, é preciso preservar a história, esse luxo necessário para que possamos nos preservar a nós, nossas raízes e nossa vivência pelo planeta. Local de aprendizado com o feio, o belo e o questionável. Se ainda não conhece, venha. Se já o viu divulgue.

Quem sabe alguma alma generosa e visionária, influencie aos nossos governantes por uma campanha pró memória em nosso Brasil. Onde turistas sejam bem tratados, orientados e possam ir e vir aprendendo com nossa história. Chega de derrubar casarões e de delapidar nossa história. Um povo sem memória, morre cedo, ou seremos conhecidos apenas como local de natureza abundante e turismo sexual. 

Muitas lições para aprender.

(Teatro Colón - Argentina)
De Buenos Aires, Elaine

4 comentários:

Adélia Nicolete disse...

Obrigada, Elaine, por mostrar o teatro pra nós. Enfim, uma das missões desse blog vai se cumprindo: boas viagens, boas fotos e bons textos que nos levam em sua mochila.
Me senti de novo em Buenos Aires - em busca de lindezas não de consumo.
Beijos procê, querida.

Carina disse...

Ora por isso, ora por aquilo, ora porque não era chegada a hora... Com olhos de ver mais do que exercitados, me trouxe belas imagens e novos horizontes.
Fui viajar pelo google para ver, mesmo que virtualmente, um pouquinho do que seus olhos me trouxeram.

Beijos.

Elaine P Bombicini disse...

Olá Adélia!!
que bom que gostou. Estar ali é reverenciar a cultura e a comunhão das nações! uma verdadeira alegria.
o blog segue com vários propósitos, mas acho quessa postagem é o que deveria ser... comunicante...um beijo enorme, mais saudades, Elaine

Elaine P Bombicini disse...

Carina!!
essa é a idéia, criar espaço para o vínculo. Uma alegria compartilhar com voces!!
beijos e saudades, Elaine