quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Detalhes

(Focando um auto retrato por sobre a estrada para MG)

Hoje estou pensando detalhes...
toda vez que sinto que minha química interna está passando por alterações, sejam físicas, psíquicas, ou simplesmente de humores, me lembro de meu primeiro professor de pintura em tela, Sr. Alvaro, manjava de tintas, telas e pincéis e entre tantas lições a melhor que ficou foi a dos detalhes: haviam dias que eu chegava para a aula um tanto alterada, ou desanimada pelo excesso de atividades e coisas que sempre me impingia desde a adolescência no sentido de não perder tempo (grande bobagem), mas que me alteravam e nesses dias ele me olhava e dizia:  _capriche nos detalhes. E lá ficava eu olhando abestada para a tela e pensando os detalhes. Quando me percebia havia terminado o trabalho.

Em verdade ele me dava FOCO.
Eu focava e produzia.
O mundo está alterado, por dias desanimado e por vezes desestruturado, acho que o mundo precisa caprichar nos detalhes. Nós seres em humanização, somos os "fazedores" de detalhes.
Mais urgente que nunca estou pondo isso em prática. Hoje estou olhando e pensando os detalhes.

E daqui onde estou olho pela porta da varanda e vejo minha única planta: um bambu mossó, balançar forte suas ramas e folhas, o ar está fresco, a persiana sacode lenta e sincronizadamente, como marcando um passo, na sala diminuida e na tela: "Entre dois amores", com Meryl...maravilhosa...

Analiso o dia, intenso, assombrosamente lotado de detalhes, soube de muitas coisas, compartilhei sonhos, li mensagens, ouvi relatos, tomei café, comi bolo de aimpim, escrevi mensagens de textos e fiz telefonemas, um dia longo com muito mais o que listar, mas não quero delongar.

Os detalhes me deram foco, com isso produzi contato com o mundo e olhando ao redor, percebo que terminei o dia.

Talvez termine de assistir o filme, ainda, mas se o fizer será deitada na minha cama.

Focar faz bem à alma e coloco a África na lista de possíveis viagens!

Do lar para o mundo, Elaine

2 comentários:

dalila teles veras disse...

Olá, Elaine,
Que belo post! Nesse mesmo dia 12 perdi um amigo (soube apenas ao final do dia), mas também tomei café, brinquei com meus netos, li, escrevi, vivi. À noite coloquei o foco na leitura da obra do amigo, homenagem póstuma e sentida.
abraço (focado na camaradagem e partilha)
dalila

Elaine P Bombicini disse...

Dalila!!!
que gentil postagem! E que alegria é poder dar-nos do tempo o tempo, para o tempo!!! é quase que uma magia isso tudo!!!
Obrigado pela leitura atenta e carinhosa, grande abraço e todo meu carinho nesse dia nubladinho, Elaine